
As chuvas que atingiram a Zona da Mata Sul de Pernambuco neste sábado (27) e no domingo (28) fizeram com que algumas casas ficassem submersas nos municípios. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso na madrugada deste domingo, informando que a previsão indica continuidade de chuvas, com intensidade moderada a forte na Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR).
Em Belém de Maria, a água toma conta do centro e de toda a área baixa da cidade. Moradores relatam que as águas chegam à Igreja da Matriz. A Defesa Civil do município trabalha para fazer a remoção das famílias que moram às margens do rio. Há relatos de ilhados na cidade. De acordo com a Apac, a cota de inundação do Rio Panelas, que corta a cidade, foi de 442,5, às 3h deste domingo. A cota de alerta é de 300 e a de inundação, 400. O último dado da Apac, das 15h de ontem, era de 9,85 mm de precipitação.
Segundo o coordenador de Defesa Civil de Belém de Maria, Marcelo Alves, foram registrados pelo menos três deslizamentos de barreiras na cidade. Os moradores já consideram esta a maior cheia do município. "Tem casas que só está se vendo o telhado, outras com água na metade da parede. As vias estão interditadas", afirmou.
Em Catende, foram registrados 193,02 mm de precipitação e há cheia na cidade. Os moradores já comparam a situação com o ano de 2010, quando uma grande cheia atingiu a cidade.