A força de Jair Bolsonaro - AB 180 O SEU PORTAL DE NOTICIAS

A força de Jair Bolsonaro

Share This
Muitos institutos de pesquisa estão apontando para uma derrota de Jair Bolsonaro para qualquer adversário no segundo turno, isso depois de apostarem que ele não aguentaria o primeiro turno e desidrataria, porém ele já teria algo em torno de 35 milhões de votos considerando os votos válidos das pesquisas quando são excluídos brancos, nulos e indecisos.
Pois bem, a história mostra que o Brasil teve segundo turno em cinco ocasiões, em 1989 entre Fernando Collor, primeiro colocado, e Lula, segundo colocado, em 2002 entre Lula, primeiro colocado e José Serra, segundo colocado, em 2006 entre Lula, primeiro colocado, e Geraldo Alckmin, segundo colocado, em 2010 entre Dilma Rousseff, primeira colocada, e José Serra, segundo colocado e em 2014 entre Dilma Rousseff, primeira colocada e Aécio Neves, segundo colocado.
Em todas as eleições de segundo turno, o vitorioso do primeiro turno acabou vencendo a segunda etapa. Portanto, não se ampara no histórico das eleições a tese de que Jair Bolsonaro perderá para qualquer candidato. Considerando o quadro mais plausível que é o de Jair Bolsonaro contra Fernando Haddad, fica latente que o eleitor de Geraldo Alckmin, Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Henrique Meirelles e João Amoedo migrará se não integralmente, mas majoritariamente para a candidatura de Bolsonaro, enquanto o eleitor de Ciro Gomes, Marina Silva e Guilherme Boulos migrará para Fernando Haddad praticamente em sua totalidade.
Nesta conta é possível afirmar que a vantagem de Bolsonaro de quase 15 milhões de votos sobre o segundo colocado dificilmente será revertida na segunda etapa. Isso é matemática e história, muitos já enxergam isso, só não querem admitir.